24.9.06

Quem quer Experimentar?


A Optimus tem na rua a campanha Experimenta. Alguém conhece o objectivo daqueles outdoors com fotografias de pessoas e números de telemóvel por baixo? Pois eu não consigo perceber o que aquilo é. Um hi5 moderno? Um catálogo da vida real? Alguém explique! É que até pode ser uma coisa engraçada, mas como ninguém percebe o que é preciso fazer, o objectivo perde-se! A grande dúvida é: aqueles números de telefone são reais? Ou seja, correspondem à pessoa que está na imagem?
Depois de investigar um bocadinho não foi tão difícil perceber do que se trata. Fui ao site da optimus que criou para o efeito um outro site, o www.experienciaoptimus.com, o ponto de partida para "a maior experiência de comunicação de sempre". Nesse site, onde tudo se desenrola, as pessoas eram convidadas a participar da iniciativa, deixando os seus dados pessoais e uma fotografia. As fotografias que vemos hoje nas ruas são o resultado da selecção dos candidatos que aí se inscreveram. Aos seleccionados foi oferecido um telemóvel 3G e um mês de comunicações grátis ("grátis ou à borliu?") e até ao final de Setembro têm de se sujeitar a todas as chamadas, video-chamadas, sms e mms de quem tiver de ser... Ou não aceitassem ter uma fotografia sua chapada num outdoor com um número de telefone por baixo! No entanto, os participantes não se queixam, pois além do site há também um blog oficial ( http://mmsblog.experienciaoptimus.com/) para os 50 seleccionados se darem a conhecer um pouco melhor, e não constatei nenhum testemunho negativo por parte dos "experimentadores".
Esta "experiência de comunicação" faz parte do novo posicionamento e promessa de marca da Optimus - Experimenta. Para materializar o conceito foram lançados paralelamente dois filmes institucionais em TV - "Experimenta tudo" - em duas versões, Ele e Ela. Os filmes, desenvolvidos pela BBDO Portugal, têm uma qualidade de execução fortíssima, com uma linguagem actual e imagens bastante reais (da vida real), um tanto arriscadas de uma marca assumir. Assentes no novo conceito que a Optimus pretende transmitir, retratam a vida de dois jovens e todas as suas loucuras, viagens e paixões, enfim, as experiências de cada um e o resultado final é excelente.
Esta campanha, lançada no final de Julho, representa não só uma mudança de assinatura, música e códigos cromáticos a que a Optimus nos habituou, mas acima de tudo uma nova identidade. Resta agora saber de que forma isso irá influenciar o desempenho da Optimus enquanto operador e não só como marca...

10.9.06

Cerveja Afrodisíaca






A campanha de Verão da Super Bock é em tudo arrojada e original. É impossível ficar alheio aos mupis e outdoors que a conceituada marca espalhou pelas ruas de todo o país.
Fazendo recurso das garrafas e copos de cerveja, foi possível criar imagens com muita imaginação que, combinadas com inteligentes jogos de palavras, resultaram em peças de comunicação declaradamente sensuais e adaptadas à época estival.
Esta campanha motivou no entanto uma onda de protestos femininos alegando tratar-se de "publicidade machista" por retratar o corpo feminino através de objectos. Apesar de compreensível, o protesto pode ser exagerado por não levar em conta o número de mulheres que se podem rever e até tomar como elogio ao corpo feminino estes outdoors da marca de cerveja líder de mercado.
O primeiro outdoor da série "sabor a verão", desenvolvida pela Strat, veio para as ruas em Julho com o cartaz que fazia alusão a um soutien, o Woonderbeer, e desde aí conta já com um total de 6 peças transmitadas em diferentes vagas ao longo do Verão.

Expresso Contra-Ataca


Durante os próximos oito fins-de-semana o Expresso chegará acompanhado de um DVD. Além da qualidade reconhecida dos filmes em questão, acresce ainda o facto de serem totalmente grátis, como aliás a publicidade a decorrer em todos os suplementos do semanário e também na rua em moopies faz questão de ressaltar.
Esta iniciativa deve ser encarada como uma medida de combate aos efeitos do (pré-)lançamento do novo semanário SOL que já no próximo Sábado estará nas bancas. O Expresso pretende assim contrariar a vontade dos leitores desafiados a ceder à curiosidade de optar pela concorrência, oferecendo "grandes filmes num grande jornal". A estratégia é inteligente e para que surta o efeito desejado o primeiro DVD veio já com a edição desta semana, a que antecede o lançamento do SOL e que marca também a mudança de formato do Expresso e a baixa de preço em 20 cêntimos.
Certamente o novo semanário será um concorrente forte, o que não significará necessariamente que o semanário de sempre perca o estatuto de referência que adquiriu ao longo de 34 anos de existência.

8.9.06

Shame on Me


Uma autêntica VERGONHA. Tanta alegria com a criação do blog e foi preciso mais de um mês para voltar a fazer um post.

Antes de mais acho que devo começar por explicar o objectivo do joana-come-a-papa.

Com este blog pretendo partilhar a visão de campanhas publicitárias que me chamam à atenção, não só pela positiva (há cada vez mais) mas também pela negativa (ainda há muitas). Acções de marketing (que envolvem não só publicidade) e tudo o que as marcas estejam a fazer para chamar a nossa atenção e se evidenciarem das restantes.

Quem me conhece sabe que sou completamente FASCINADA por esta área. Por isso decidi dar a minha visão ao mundo. Meter a boca no trombone e por as pessoas a reparar em coisas que não vêm na rua ou simplesmente libertar a minha vontade de comunicar sobre comunicação... Bonito, não?