1.11.06

Montepio Igual


O Montepio Geral mudou de imagem e eu, enquanto cliente (e dona do meu banco), tinha de comentar o quanto esta mudança ter ou não acontecido foi exactamente a mesma coisa. Estou no Montepio por comodismo, no entanto, não me sinto minimamente identificada com o banco, com o seu posicionamento, nem agora, nem nunca. A nova imagem do Montepio não traz nada de novo... nem vai trazer clientes novos.
A apresentação da nova identidade foi antecedida por uma semana de teasers televisivos que questionavam preconceitos relativamente ao dono de um banco: só voa em executiva, só pratica desportos elitistas, só frequenta restaurantes de luxo e é um homem sério e maduro. A promessa de rompimento destes preconceitos ficava guardada para Sexta-feira 13 (de Outubro), data de apresentação da nova imagem corporativa do Montepio Geral. É assim que este banco surge totalmente (??) renovado: nova imagem, nova denominação e nova assinatura institucional.
A definição da estratégia central de comunicação baseou-se na vantagem diferenciadora do banco - o facto de ser uma associação mutualista. Assim, todo o conceito da campanha ficou centrado neste factor de diferenciação de forma a afirmar o posicionamento do Montepio enquanto um banco diferente dos outros que permite aos clientes serem donos do seu banco, desde que se tornem associados. Aos valores de história e experiência, que sempre constituiram as principais referências da sua identidade, são agora acrescentados outros de promessa de marca como "crescimento, acompanhamento e proximidade". A redução para Montepio aconteceu porque facilita a comunicação e, na realidade, sempre foi chamado assim.
Resultado de um investimento de 5 Milhões de Euros, o Montepio pretende com esta acção actualizar-se passados mais de 20 anos, incrementando os níveis de notoriedade da marca, fundamental para a estratégia de expansão da sua presença no contexto geográfico nacional - actualmente desajustada às necessidades de hoje, pautadas por uma maior mobilidade e menor disponibilidade. A mudança total do lay-out dos actuais 296 balcões está prevista realizar-se ao longo dos próximos 3 anos.