30.8.07

Mini Guerra


Era tão inevitável a resposta da Sagres à pseudo-mini da Super Bock, tal como este post a comenta-lo.

É um facto cada vez mais comprovado que a criatividade da Super Bock anda fraca. E, sinceramente, gostava muito de saber se isso já se começa a reflectir nas vendas... coisa que também não me admirava, porque a Sagres já não chamava tanto à atenção como nos últimos tempos. Há que admitir, este Verão a publicidade da Sagres está muito melhor do que a da Super Bock! Como é lógico, isso deverá originar uma melhoria das vendas, causada pelo aumento da brand awareness que a marca da Central de Cervejas tem conseguido à custa de uma boa publicidade e, temos de admitir, da mó de baixo criativa em que anda a sua principal concorrente.

Filosofias de Marketing à parte, a verdade é que a Super Bock acaba de investir 3,5 milhões na campanha "Refresca numa rapidinha". Além dos tradicionais outdoor, imprensa e internet, a garrafa de cerveja mais disputada dos últimos tempos chega pela primeira vez aos ecrãs de TV, uma vez que nunca antes tinha sido publicitada através deste meio.
No entanto, esta inovação não vai chegar para calar a Sagres, detentora da verdadeira MiNi. É que a nova mega campanha da Sagres arrancou esta semana em mais de 3500 mupis e 700 retaguardas de autocarro distribuídos por todo o país.

A campanha pretende reforçar que desde 1972 a MiNi é Sagres.

Bruuuuuuuuuuuutal!

14.8.07

Põe-te a léguas


A pedido de muitas famílias (e alguns solteiros inveterados), venho acrescentar ao post anterior uma alínea que, por lapso (ou terá sido voluntariamente?), deixei passar.

O investimento de 4 milhões da Super Bock para este Verão inclui ainda uma aposta forte na campanha publicitária "Põe-te à Fresca", cujo resultado mais visível é o irritante spot televisivo com a adaptação do Mambo nº5 do Louie Vega. Além de terem ido buscar uma música que rodou insistentemente no verão de há 4 ou 5 anos atrás, a letra foi feita à martelada.
O que safa são as imagens, alegres, veraneias, com meninas e meninos bastante apetitosos e felizes.
Bom casting.

Nada mais.

12.8.07

Secura

Correndo o risco de me tornar repetitiva, não resisto em escrever novamente sobre a marca mais famosa da Unicer. E não, não recebo comissões em género, até porque não sou lá muito de cerveja.

Quem anda por Lisboa nestes tempos, provavelmente já terá reparado na extraordinária falta de imaginação da nova vaga de mupis da Super Bock. Aliás, deixem-me que vos diga, vivemos uma época de marasmo criativo que até assusta! É caso para dizer que as marcas decidiram dar férias às agências e deixar as pessoas descansar de publicidade criativa. Eu, pessoalmente, já não aguento a escassez de boas ideias para comentar e vibrar, como normalmente faço. Não seria esta uma boa altura para as marcas se aproximarem dos consumidores quando estamos completamente descontraídos pelo clima de férias? Talvez... mas também talvez por isso elas se tenham mudado para onde as pessoas estão agora: os festivais de verão, as praias e os locais de divertimento nocturno.

Ok. Então se é assim, quem fica pela cidade vê-se obrigado a levar com publicidade má, é isso? E é aqui que volto à nova campanha da Super Bock. A coisa começou com um fraco jogo de palavras em alusão à Ray-Ban, o Ray-Bock.


Eis então que surge, no início de Agosto, a versão Bockini que, apesar de não ser péssima, também deixa muito a desejar relativamente a campanhas anteriores.




Mas a coisa não parou por aqui e o pior ainda estava para vir. Infelizmente não posso dar-vos o prazer de verem a imagem do pior mupi da história da Super Bock no meu blog. No entanto, não será difícil, se isso ainda não aconteceu, darem de caras com ele... Com o Fino Dental!
O que é aquilo? Onde é que está a ligação com o produto publicitado, onde é que está a piada da imagem, aliás, o que é que a imagem tem a ver com o fio dental que era suporto fazer lembrar??? Enfim, deve ser do calor...

Só para que fiquem com a informação toda, esta vaga de mupis insere-se num investimento de 4 milhões que a Super Bock vai gastar durante o Verão, entre eles o SBSR, o Sudueste TMN e o Super Bock Surf Fest.

Haja dinheiro!