4.2.08

Rebrandings

Um rebranding significa, de uma forma muito simples, uma mudança visual das marcas. Podendo ser motivado por diversos aspectos, normalmente está associado a uma intenção de reposicionamento ou, se preferirem, à necessidade em mudar a forma como o público percepciona a marca.

No caso da Optimus, a nova imagem pretende reflectir uma maior aproximação ao cliente e à satisfação de necessidades específicas - "de que é que precisas" - é a nova assinatura da marca e a pergunta que traduz valores como flexibilidade e adaptabilidade. Para dar vida ao novo posicionamento que coloca o cliente no centro do discurso, a Optimus abandonou o boomerang, símbolo da anterior imagem, e adoptou o conceito de magma. Este novo elemento é usado para exprimir a dinâmica das relações humanas, como que um organisamo vivo resultante delas e originou uma certa polémica no meio pela semelhança com a imagem do Nokia Trends Lab.











bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
A campanha multimeios (e mais alguns), que no total custou cerca de 32 milhões de euros, na minha opinião foi melhor conseguida nos suportes imprensa e outdoor, já que o anúncio de TV não deixa clara a intenção de recurso ao magma. "Ninguém vive sem palavras", "Ninguém vive sem emoções", "Ninguém vive sem paixão", "Ninguém vive sem aventuras", "Ninguém vive sem amigos", são as frases que dão mote às imagens de imprensa e outdoor, onde a interactividade e a dinâmica das relações humanas, aí sim, estão claras.

Resta saber quais os efeitos que esta mudança trará para a Optimus que tem vindo a perder clientes e lucros nos últimos tempos. Porque o hábito não faz o monge. (bonito, hein)

(Quanto a rebrandings, fica ainda a faltar falar do Banif/Roxo/Centauro e Zon/PT Multimedia)

Sem comentários: