25.1.10

Marcas originais


Não podiam ter feito uma comparação menos óbvia? Ou será esse o objectivo, deixar tão clara a necessidade de escolher marcas originais para garantir a qualidade dos produtos? Guerra aberta às linhas brancas e às "marcas próprias? (é importante lembrar que muitas destas “cópias” são patrocinadas pela própria distribuição...)
A campanha que a Centromarca promove é a primeira feita contra as "cópias" e destinada directamente ao consumidor final. Mas o anúncio, na minha opinião, é demasiado institucional e desinteressante, não cumprindo o seu objectivo de fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de optar por uma marca "menos conhecida" (?). Vê-se que a facilidade em falar com quem toma as decisões de compra é uma herança de uma instituição demasiado habituada a direccionar a sua comunicação a outras empresas e não às pessoas.











A Centromarca é a Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca* e existe com o objectivo de "criar para as marcas um ambiente de concorrência leal e intensa que encoraje a inovação e que garanta um máximo de valor para os consumidores". Entendem a Marca como uma garantia de qualidade e confiança que gera progresso e riqueza para a Economia (?!), tendo como objectivo último beneficiar o consumidor. O site da associação dá a conhecer algumas inovações que se traduzem em novos produtos que as marcas lançam e que nem sempre acrescentam nada de novo


Paralelamente à campanha "marcas originais", a associação lança também uma nova imagem. O logotipo renovado remete para a propriedade intelectual das marcas fazendo uma ligação com o símbolo ® de uma marca registrada e que não pode ser copiada. 












*a expressão "produtos de marca" levanta a questão do que é um produto sem marca. Não será isso uma marca, por si? Uma marca própria é também uma marca de alguém.. ou não? 


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