24.9.06

Quem quer Experimentar?


A Optimus tem na rua a campanha Experimenta. Alguém conhece o objectivo daqueles outdoors com fotografias de pessoas e números de telemóvel por baixo? Pois eu não consigo perceber o que aquilo é. Um hi5 moderno? Um catálogo da vida real? Alguém explique! É que até pode ser uma coisa engraçada, mas como ninguém percebe o que é preciso fazer, o objectivo perde-se! A grande dúvida é: aqueles números de telefone são reais? Ou seja, correspondem à pessoa que está na imagem?
Depois de investigar um bocadinho não foi tão difícil perceber do que se trata. Fui ao site da optimus que criou para o efeito um outro site, o www.experienciaoptimus.com, o ponto de partida para "a maior experiência de comunicação de sempre". Nesse site, onde tudo se desenrola, as pessoas eram convidadas a participar da iniciativa, deixando os seus dados pessoais e uma fotografia. As fotografias que vemos hoje nas ruas são o resultado da selecção dos candidatos que aí se inscreveram. Aos seleccionados foi oferecido um telemóvel 3G e um mês de comunicações grátis ("grátis ou à borliu?") e até ao final de Setembro têm de se sujeitar a todas as chamadas, video-chamadas, sms e mms de quem tiver de ser... Ou não aceitassem ter uma fotografia sua chapada num outdoor com um número de telefone por baixo! No entanto, os participantes não se queixam, pois além do site há também um blog oficial ( http://mmsblog.experienciaoptimus.com/) para os 50 seleccionados se darem a conhecer um pouco melhor, e não constatei nenhum testemunho negativo por parte dos "experimentadores".
Esta "experiência de comunicação" faz parte do novo posicionamento e promessa de marca da Optimus - Experimenta. Para materializar o conceito foram lançados paralelamente dois filmes institucionais em TV - "Experimenta tudo" - em duas versões, Ele e Ela. Os filmes, desenvolvidos pela BBDO Portugal, têm uma qualidade de execução fortíssima, com uma linguagem actual e imagens bastante reais (da vida real), um tanto arriscadas de uma marca assumir. Assentes no novo conceito que a Optimus pretende transmitir, retratam a vida de dois jovens e todas as suas loucuras, viagens e paixões, enfim, as experiências de cada um e o resultado final é excelente.
Esta campanha, lançada no final de Julho, representa não só uma mudança de assinatura, música e códigos cromáticos a que a Optimus nos habituou, mas acima de tudo uma nova identidade. Resta agora saber de que forma isso irá influenciar o desempenho da Optimus enquanto operador e não só como marca...

Sem comentários: